domingo, 10 de agosto de 2014

LEGIÃO DE MARIA - O ESPÍRITO QUE NOS UNE


Faz parte da oração de Jesus pedir ao Pai que sejamos um, e que façamos parte da unidade que há entre Ele e o Pai (cf. Jo 17,22-23). Nossa união com Deus se dá por meio do Cristo e por obra do Espírito Santo.
            Esta graça se realiza em nós quando deixamos que o amor de Deus nos preencha, nos conduza e nos transforme. O que também faz com que entremos em conflito com o sistema vigente no mundo que é o espírito de competição, movido pela busca desenfreada por poder, por riqueza e por dinheiro. Assim é um desafio viver segundo o Espírito de Deus que nos impulsiona a viver a doação de vida, o serviço, a solidariedade e não a competição.
            Por isso que para São Paulo, é só por meio do Espírito que podemos dizer que Cristo é o Senhor (cf. 1Cor 12,3b). Não é dizer “Senhor” da boca pra fora, mas dizer de forma existencial. O que envolve a vida, pois é um compromisso. Declarar Jesus como “Senhor”, só é possível pela força do Espírito, pois é só por meio dele que podemos renunciar ao poder e a riqueza para seguir a um mestre que não tem onde reclinar a cabeça, que nasceu em uma manjedoura e que morreu numa cruz. Só por meio do Espirito que reconhecemos em Jesus a verdade que tanto buscamos.
É só por meio do Espírito, que a humanidade pode realizar o desejo de Deus de nos tornarmos um com Ele. Unir tanta diversidade de pensamentos, de ideias, de desejos e de sonhos, num único projeto e fazer de nós “um só corpo” é o papel do Espírito Santo (cf. 1Cor 12,13). Por isso Cristo o sopra sobre os apóstolos. Não só para criar esta unidade, mas também para transformar tudo o que impede a sua ação criadora. Isso explica a sua representação como vento e como fogo (cf. At 2, 1-3).
Quando Jesus sopra o seu Espírito sobre nós, ele também o faz para nos enviar a continuar a sua missão de redenção (cf. Jo 20, 21-23), e fazer de toda a humanidade uma unidade de amor, transmitindo este Espírito que estava presente na criação do mundo, na encarnação do Verbo, na missão de Jesus, na sua ressurreição e na missão da Igreja.
É preciso então, deixar com que este Espírito nos guie, que ele nos envie, que ele nos ajude a sermos seguidores do Cristo e enviados por ele como discípulos e testemunhas do desejo e do plano de amor do nosso Deus.

www.sabordafe.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário