sábado, 26 de julho de 2014

SÃO JOAQUIM E SANT''ANA - 26 DE JULHO


Hoje é dia de São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora.  O que se sabe sobre a vida de ambos encontra-se no protoevangelho de Tiago, livro apócrifo do século II.  Discute-se, pois, o fundamento hostórico das narrativas, até porque se assemelham a relatos extraídos do Antigo Testamento.

Interessa-nos somente venerar com alegria e gratidão, os pais da Santíssima Virgem, que a acolheram e educaram nas tradições da fé judaica,introduzindo-a na experiência religiosa do povo eleito, pela fidelidade à Lei e à Aliança.  

O culto aos pais da Virgem é antiquíssimo.  A festa era celebrada separadamente, exceto entre os beneditinos.  A nova liturgia transferiu a festa de São Joaquim, do dia 16 de agosto, para uni-lo à sua esposa, no dia 26 de julho.  Temos, assim, a celebração do casal, unido no amor e na missão de serem pais de Maria e avós de Jesus.

O dia de hoje se reveste de significado especial para as vovós e os vovôs e a todos os anciãos que, após a fidelidade ao projeto de vida e ao plano de Deus, contemplam à distância o fruto de suas opções e realizações.

Nossa Senhora Sant'Ana, como a piedade popular aprecia nomeá-la, e seu esposo, São Joaquim, são modelos de vida conjugal e familiar, abertos e fiéis `a aliança com Deus, confiantes no cumprimento da promessa feita a Israel, realizada em Cristo Jesus.


Fonte: "Nossos Santos de Cada Dia", Dom Edson de Castro Homem, Ed. Casa da Palavra


Nenhum comentário:

Postar um comentário