quarta-feira, 16 de julho de 2014

NOSSA SENHORA DO CARMO - 16 DE JULHO


Hoje é dia de Nossa Senhora do Carmo.  A Ordem do Carmelitas tem este nome por alusão ao Monte do Carmo, onde alguns eremitas, no século XII, recolheram-se para se dedicar ao louvor de Deus, à semelhança do profeta Elias.  Puseram-se sob o patrocínio da Virgem Maria, conhecida como a Senhora do Carmo ou do Carmelo..  

Expulso pelos sarracenos, no século XII, os monges vieram para o Ocidente, fundando vários mosteiros.  No século XVI, na Espanha, o Carmelo foi renovado, com a influêncio dos míticos Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz.

O Carmelo é sinal de recolhimento e de oração para toda a Igreja, e é apelo ao sagrado e à contemplação.  Por isso, hoje olhamos para Maria, na perspectiva do Carmelo, e a vemos como modelo, estímulo e mestra de vida interior, pela intimidade com o Pai, em Cristo, seu Filho, mediante o Espírito Santo.

Hoje também é a festa do escapulário.  Segundo a tradição carmelita, Nossa Senhora teria entregado o Escapulário do Carmelo, em 1251, a São Simão Stock, como símbolo da proteção da Virgem para que os usam.  O escapulário é um dos sacramentais da Igreja Católica.


Fonte: "Nossos Santos de Cada Dia" 
Dom Edson de Castro Homem, Ed. Casa da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário