quinta-feira, 15 de maio de 2014

LEGIÃO DE MARIA - O DESAFIO DA FÉ


                                              O desafio da fé


Acreditar e entregar a vida nas mãos de Deus pela fé, não é tão simples. É um desafio, é um pouco exigente. Pois crer, e se entregar ao que não é possível ver e tocar é realmente um desafio para o ser humano. Podemos perceber isso quando nos deparamos com uma novidade. Nossa reação é a de querer explorar ao máximo, não se contentar em apenas com a informação de um dos nossos sentidos, ou seja: “ver” penas com os olhos. Sentimos a necessidade de “ver” também com as mãos. Por isso que quando vamos a uma exposição de arte, sempre encontramos em torno da obra uma “cerquinha”, para que as pessoas não toquem. Às vezes tem até uma placa pedindo para não tocar. Isso faz parte da nossa natureza, é muito forte em nós. A criança que está descobrindo o mundo além de ver, quer pegar. E se não bastasse, precisa colocar na boca pra sentir o gosto. E depois, ainda fica segurando um tempão bem firmemente em suas mãos, se alguém tirar, ela chora.

Por isso que a fé é um grande desafio para nós, pois a maior esperança da nossa vida, nossos sonhos, desejos e projetos são colocados em algo que não nos parece nada concreto, na fé em Deus. É pelo caminho da fé, que Deus quis que nos encontrássemos com Ele. E fé não é algo concreto que podemos ver, tocar, colocar na boca ou segurar. Não é uma posse. Na verdade, é ela que nos possui, pois a ela nos entregamos.

Tomé representa o ser humano diante desse desafio (cf. Jo 20,19-31). No personagem “Tomé”, vemos claramente essa característica e necessidade humana de ter uma experiência concreta para poder confiar. Por isso confiamos tanto na ciência e em suas demonstrações, contudo temos dificuldade de nos entregarmos plenamente à fé em Deus.

Os companheiros de Tomé tiveram uma experiência com Jesus e disseram a ele: “nós vimos o senhor”. Como Tomé não teve uma experiência parecida, ele não conseguiu acreditar: “se eu não o vir e nem toca-lo não acreditarei”. Essa é uma tendência comum em todos nós

Então como podemos superar essa nossa dificuldade de acreditar, de nos lançarmos na fé e confiar plenamente em Deus? A resposta está também com o personagem Tomé. É preciso ter uma experiência com o Cristo, assim como Tomé teve. E isso só é possível se estivermos em comunidade.

Tomé só pôde ter a experiência com o Cristo ressuscitado quando estava junto com a comunidade. Nossa experiência com Cristo acontece através dela. Não quer dizer não possamos ter uma quando estamos sozinhos, mas o que eu o Evangelho mostra, é que a entrega à fé se torna mais fácil, quando estamos em comunidade, pois nela é onde o Espírito é soprado, onde Deus derrama a sua paz.

Quando se está em comunidade, enfrentam-se os problemas, celebram-se festas e pode-se ver a ação de Deus com maior clareza de fé. É a comunidade que nos coloca diante de Jesus para que possamos ter uma experiência com Ele. Se nos afastamos dela, perdemos a oportunidade de viver as experiências que ele a proporciona, e assim a entrega à fé é mais difícil. Ouviremos nossos irmãos dizendo que viram o Senhor, mas não acreditaremos. É preciso participar da experiência da comunidade para fortalecer nossa fé.

Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R.
http://www.sabordafe.com

2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog, com ótimos e frequentes posts!
    Eu gostaria de visitar um praesidium na Tijuca, vi a informação aqui sobre o Praesidium "Causa de Nossa Alegria": Terças-feiras: 19:00h às 20:30h. É na Paróquia Santo Afonso?
    Eu liguei na secretaria da Igreja e me foi informado que não tem nenhum praesidium esse horário... Pode me ajudar por favor? Eu só tenho disponibilidade à noite ou de fds, gostaria muito de fazer essa visita.
    Obrigada!
    Marina
    mtgregolin@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      O Praesidium Causa de Nossa Alegria está ativo e as reuniões acontecem às 19h na paróquia Santo Afonso, toda terça-feira. Seja bem-vinda!!!
      Salve Maria!

      Excluir