sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ANO LITÚRGICO ** - CONTINUAÇÃO


Quaresma (do latim quadragesima dies: quadragésimo dia) é tempo forte de conversão e oração, tempo de mergulho espiritual e preparação para a principal festa do cristianismo – a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada na Páscoa. Inicia-se na quarta-feira de Cinzas e termina na manhã da quinta-feira Santa. Sua cor é a roxa.

Chegamos à centralidade de nossa fé: o Tríduo Páscal! Ele começa com a ceia do Senhor na Quinta-feira Santa, na sexta-feira se faz memória da paixão e morte de Jesus e no sábado à noite temos a solene Vigília Pascal. No domingo festeja-se a ressurreição do Senhor. A solenidade desse Domingo se estende por oito dias, em seguida vivemos o tempo pascal que culmina com a Festa de Pentecoste.

Por fim, após a Páscoa, temos a segunda parte do Tempo Comum, tempo de viver a espiritualidade do Reino de Deus. Começa na segunda- feira após o Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º domingo do Advento. Como na primeira parte, usa-se a cor verde. E não é só isso – o ciclo anual litúrgico, criado para uma melhor disposição das leituras bíblicas na liturgia, está dividido em três: Ano A, Ano B e Ano C. O Ano A tem leituras próprias do evangelista São Mateus, que sugere um discipulado comprometido com a Justiça. É o ano que estamos vivendo agora, que foi iniciado no último Advento. O Ano B, orientado pelo evangelho de São Marcos, mistura catequese e espiritualidade, fazendo-nos descobrir quem é Jesus e quem somos nós, os seus seguidores. O Ano C, voltado ao evangelho de São Lucas – da misericórdia e da paz – nos faz percorrer com Jesus a demorada e teológica viagem até Jerusalém. Temos, ainda, as leituras do evangelista São João, que são dispostas no decorrer de todos os anos, em alguns domingos do Tempo Comum e em algumas festas.

É muito importante compreendermos toda esta complexa dinâmica, pois o ano litúrgico não é um simples calendário, ao qual estão ligadas celebrações religiosas; antes, é a representação da presença sacramental-ritual do próprio Cristo em nossas vidas.

Como é rica e bela a nossa liturgia católica!


 Sônia Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário