segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SANTA MARIA MAIOR



Hoje ( 5 de agosto) é dia da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior ou de Nossa Senhora das Neves.  Trata-se da consagração da terceira Basílica Patriarcal de Roma, fundada no século IV, tempo do Papa Libório, no Monte Esquilino, adaptada de antigo templo pagão.  Foi restaurada e consagrada a Deus, sob o título da Virgem Maria, pelo Papa Sisto III, em 435.

É conhecida com o nome de Santa Maria Maior por ser a primeira igreja da cidade de Roma, entre as que foram dedicadas a Deus, em honra de Nossa Senhora, a mãe de Jesus.

A dedicação de uma igreja, lugar de assembleia dos fiéis para o culto divino, sempre lembra que nós somos o templo vivo de Deus, pela presença do Espírito Santo, que habita em nós e nos reúne no amor de Cristo.

De Maria, protótipo e modelo da Igreja viva, diz-se ela ser o Templo ou a Arca Santa onde o Verbo se fez carne, pela ação misteriosa e dinâmica do Espírito Santificador.

Olhamos hoje, mais uma vez, para Maria, por ocasião da festa da Dedicação de Santa Maria Maior, a fim de contemplá-la como modelo de nossa inserção e participação na Igreja de seu Filho.  De fato, ela é o membro mais proeminente do Corpo Místico de Cristo


Fonte: "Nossos Santos de Cada Dia", Dom Edson de Castro Homem, ed. Casa da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário