sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quaresma

                        Tempo de mudança - de sentimentos e de ações


Quando se é convidado para uma festa importante, a gente capricha nos preparativos. Festa de 15 anos... formatura... casamento... bodas... - quanto mais importante a festa, mais tempo leva a preparação.
Algumas festas são preparadas até com mais de um ano de antecedência. E ao longo do preparo já se começa a vivê-la!
A Páscoa é a maior de todas as festas para nós, cristãos! É a celebração da morte e ressurreição de Jesus, a razão de nossa fé, a razão de crermos na vida eterna e de estarmos aqui, firmes na construção de Seu Reino de amor neste mundo.
A Páscoa é a nossa festa mais importante - grandiosa demais para ser preparada em apenas uma tarde, três dias ou mesmo uma semana. Por isso, sua preparação estende-se por 40 dias.
Todo ano, na Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia depois do carnaval, nossa Igreja abre solenemente o tempo litúrgico chamado QUARESMA, em preparação para a celebração da Páscoa.
Quaresma é o período de 40 dias que vai da Quarta-feira de Cinzas até a manhã da Quinta-feira Santa.
 Nesses dias de preparação para a Páscoa, lembramos os 40 anos que o povo de Deus vagou no deserto e, ainda, os 40 dias que Jesus passou, também no deserto, preparando-se para sua missão.
 As cinzas que são impostas sobre nós na quarta-feira que abre a Quaresma são preparadas pela queima de algumas palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior - e fazem lembrança do Cristo vitorioso sobre a morte.
 Quando aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais e transformar-se em pó, ou seja, aceitam passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos, os cristãos participam também da vida que ressurge das cinzas.
O simbolismo é simples: a fé em Jesus Cristo faz com que a vida renasça das cinzas. Jesus faz brotar vida onde o ser humano reconhece sua condição de criatura necessitada da ação de Deus. Isto é entrar na atitude pascal.
 Além do início da Quaresma, outro acontecimento importante desta quarta é o lançamento da Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Juventude” e o lema, “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
 A Páscoa se vive na conversão, por meio dos exercícios de oração, jejum e caridade:
- oração, que sustenta o diálogo permanente e amoroso com Deus;
- caridade, sinal de nossa solidariedade e abertura aos irmãos; e
- jejum, daquilo que devemos deixar, renunciar ou nos desapegar.
 Tudo isso como expressão de uma volta real e profunda ao Senhor. Ele nos convida a voltarmos a Ele de todo o coração, a “rasgar o coração e não as roupas”, a confiar em sua misericórdia.
O nosso esforço e a nossa resposta a esse chamado são expressões de abertura e adesão à sua aliança conosco.
Celebrar a Quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento, na alegria e na dor da vida de todo ser humano.
Que mudanças devemos realizar em nossa vida e na vida da nossa comunidade para bem celebrarmos nossa Páscoa (passagem) na Páscoa do Senhor Jesus?
Que compromisso o Senhor nos chama a assumir a partir da Campanha da Fraternidade desse ano?
O que podemos fazer para que os nossos jovens possam melhorar como cristãos, no relacionamento com Deus e com os irmãos?
Rezemos, diariamente, na esperança de vivermos esse tempo de graça e salvação rumo à Páscoa de Jesus... e nossa também!

 Sônia Braga – Pastoral Litúrgica (Paróquia Santo Afonso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário